Este projeto visa cobrir as enormes lacunas de conhecimento a respeito do patrimônio histórico, cultural, material e imaterial que a sociedade encontra quando busca saber mais sobre si mesma quando tenta conhecer melhor as Histórias Iguassuanas…

Não é nossa ambição abranger a totalidade da história da cidade de uma única vez, ao contrário, todo conteúdo produzido em Histórias Iguaçuanas… será constantemente acrescido com atualizações e ampliações. O objetivo é abrir novos dossiês, compilados em fascículos temáticos. Uma vez que um dos fascículos estiver sendo divulgado não encerramos o trabalho sobre ele, apenas daremos espaço para uma nova pesquisa, com novos objetivos. Conhecimentos novos sobre temas já divulgados poderão ser acrescidos, tanto nas plataformas virtuais quanto nos impressos que acaso venhamos a publicar.

Histórias Iguassuanas…, assim no plural, por reconhecer a pluralidade de nossa cultura, e por que faremos este trabalho em publicações temáticas. No momento de lançamento temos dois fascículos sendo divulgados. Histórias Iguassuanas… …nas ruas e Histórias Iguassuanas… … nas casas.

... nas casas é fruto de uma generosa parceria proposta pelos professores Júlio Cesar Ribeiro Sampaio e Claudio Antônio Santos Lima Carlos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ. São resultado do trabalho de estudantes das disciplinas ministradas por eles no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, onde para a conclusão da matéria o grupo deve entregar um levantamento completo de um imóvel situado em Nova Iguaçu. Neste trabalho os alunos levantam o contexto histórico em que o imóvel foi construído, a história do próprio imóvel, de instituições que se instalaram no mesmo e identificam alterações que o mesmo possa ter sofrido ao longo dos anos. Complementarmente eles desenvolvem projetos que apontam para a revitalização destes imóveis, apontando possíveis novos usos sem descuidar da preservação de aspectos originais em patrimônios históricos.

Vale destacar uma vez mais, este é o ponto de partida de uma nova forma de difusão do conhecimento histórico em Nova Iguaçu. O Centro de Memória de Nova Iguaçu pretende ser polo aglutinador de pensadores, pesquisadores e apaixonados por nossa cidade e região. Contribuindo, de maneira efetiva, para a difusão do conhecimento, sem encastelar, ocultar ou reservar em nichos partes o todos, desejamos fazer que o cidadão iguaçuano, o morador da Baixada Fluminense, e o amante do conhecimento em geral, possa acessar, contribuir e divulgar informações sobre nossa cidade.

Sua sugestão será muito bem vida, pois o perfil acadêmico de quem está atuando no Centro de Memória de Nova Iguaçu não deve ser limitador, ou o único norteador, dos projetos que aqui virão a ser desenvolvidos. Queremos produzir fascículos com as mais variadas temáticas, e já temos em vista alguns, a saber;samba, escravidão, imigração, colonização. Você está convidado a contribuir com estes temas ou a sugerir novos aspectos a serem postos à disposição de todos que desejarem conhecer um pouco mais sobre Nova Iguaçu.

Esperamos que gostem deste trabalho, que não é do Centro de Memória de Nova Iguaçu, mas pertence a todos nós, que com carinho e dedicação, cuidamos de nossa memória e história.

Nova Iguaçu, 30 de abril de 2016.

Allofs Daniel Batista

Gestor do Centro de Memória de Nova Iguaçu

 

Realização:

lbrasao

Secretária de Cultura de Nova Iguaçu

Secretário: Wagner D’Almeida

download

Centro de Memória de Nova Iguaçu

Gestor: Allofs Daniel Batista

Equipe: Italo Renato

Jéssica Andrade Costa

brasao1

Subsecretaria de Ciência e Tecnologia

Secretária: Cristiane Bittencourt

Acessora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia: Roberta Estevão

download

Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ

Profº Júlio Cesar Ribeiro Sampaio

ProfºClaudio Antônio Santos Lima Carlos

Estudantes

Abner Schneider S. dos Santos

Alana Reis

Alyssa K. Barry

Amanda Scharra

Amaro Bondim

Ana Karolina Marques

Ana Paula Costa Fonseca

Andressa Emerique

Arthur Stefan

Artur Torquato

Bianca Carvalho

Diogo Cruz

Gabriela Magri Lima

Gabrielle Santana

Getúlio Costa

Jaqueline Mendes do Valle

Juliana Gomes Thais Leitão

Karine Caldas

Leandra C.Marton

Letícia Siciliano

Líris Viana de Souza Silva

Livia Netto

MeverdiLuminguKapinga

Monique Martins

Najla Fernandes

Nathalia Luisa Melo Leal

Nayara Gevú

Pâmela Neves de Camargo

RakiétouMamadouOuattara

Raphael Meiser Oliveira

Rayane de Souza Farias

Rayra Freitas

Roberta Domingos

Roberta Nogueira

Sayuri Grillo

Tatiane Malta

Taynah da Costa Souza

Thamires Ferreira Corrêa

Thiago Estanislau

Tuyuka Carvalho Lara

VanilleTabouillot

 

Outros:

Arte Gráfica – João Garaza

 

 

Anúncios