Localizada no Centro de Nova Iguaçu, na rua Cel. Bernardino de Melo, 2085, a casa que abriga a Cruz Vermelha de Nova Iguaçu inicialmente pertenceu a uma família iguaçuana. Depois disso, tornou-se um consultório médico, sendo hoje do INSS e alugado pela Cruz Vermelha. A casa data do ano de 1934, tendo como primeiro proprietário Sebastião Herculano de Matos.

Apesar das diversas mudanças que o imóvel sofreu ao longo dos anos, percebe-se a influência eclética no edifício, sobretudo as recorrentes da arquitetura europeia. São exemplos disso a estilização das mãos francesas, as esquadrias, as pilastras com rusticação, os ornamentos, etc.

No térreo da casa, nos dias de hoje, se dá o atendimento de pacientes nos consultórios médicos da Cruz Vermelha, tendo alguns cômodos que são utilizados como depósitos. Alguns anexos foram construídos para servir como sanitários e espaços de espera. No segundo andar, há os setores administrativos e cômodos subutilizados. No anexo, tem-se as salas de aula, os laboratórios, auditório e áreas de deposito.

cv3

 

cv1

 

cv2

 

cv4

 

cv5

images

Por:

Arthur Stefan

Artur Torquato

Juliana Gomes

Thais Leitão

(Alunos (as) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ)

Coordenador: Prof. Dr. Julio Cesar Ribeiro Sampaio

Acesse pelo celular ou tablet:

CRUZ VERMELHA

Anúncios