Originalmente, a casa situada na rua Sebastião Herculano de Matos, número 196, esquina com a rua Coronel Alfredo Soares, no Centro de Nova Iguaçu, teve fins residenciais. Atualmente, funciona como uma clinica oftalmológica, tendo uma ótica em anexo.

A atual proprietária obteve a casa há cerca de 15 anos, mas seu uso como clinica é mais recente, de aproximadamente 6 anos atrás. Nos registros da Prefeitura de Nova Iguaçu, consta como antigo proprietário Emanuel Monteiro dos Santos e como o arquiteto responsável Rudiley Alarcão Barboza.

Dentre as modificações, nota-se a existência de paredes de gesso que não possuem o caráter original da construção, além de um rebaixamento no teto da recepção, que outrora fora usada como sala de jantar. As janelas de ferro e vidro das laterais da construção também destoam das originais, assim como a entrada principal, que agora é sextavada. Apesar das modificações, a fachada apresenta bom estado de conservação e manteve muitos aspectos originais.

Dentre as características neocoloniais ainda presentes pode-se destacar a varanda em arco pleno, o uso de telha canal, frontão fechado adornado em estuque, acrotérios compondo o frontão, frontão com acabamento em telhas canal, revestimento texturizado nas fachadas, florão, telhado com beirais, etc.

herc1

herc2

herc3

herc4

herc5

images

Por:

LIVIA NETTO

MONIQUE MARTINS

NAJLA FERNANDES

THIAGO ESTANISLAU

(Alunos (as) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ)

Coordenador: Prof. Dr. Julio Cesar Ribeiro Sampaio

Acesse pelo celular ou tablet:

CASA NA RUA SEBASTIAO HERCULANO DE MATOS.jpg

Anúncios