Nascido em 28 de março de 1884, em Piracicaba, São Paulo, teve como pais João Pereira de Arruda e  Eufrosina Leite de Negreiros. Estudou o ensino primário, secundário e médio na Escola Normal de Piracicaba e fez o ensino superior na Faculdade Nacional de Direito. Com 20 anos, começou a lecionar, tornando-se posteriormente diretor, em um Grupo Escolar do município de Cachoeira Paulista.

Em 1912 veio para o Rio de Janeiro trabalhar como comissionado no Ministério da Marinha, tendo como objetivo reformular o ensino primário mantido pela institulação. O mesmo chegou ainda a lecionar na Escola dos Marinheiros.

Sua residência era em São João de Meriti, na época 4º Distrito do município de Nova Iguaçu. Ali, conseguiu grande admiração por parte dos moradores e iniciou sua vida política, candidatando-se a vereador, cargo no qual foi eleito em 1922. Foi também presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

Casado com Laura Freire de Arruda, teve três filhos. Com o advento do Estado Novo e da ditadura civil instaurada por Getúlio Vargas, em 1937, foi designado para atuar na cidade como interventor.

O mandato de Arruda Negreiros foi marcado por diversas melhorias na cidade, como obras e construção de diversas estradas, como a Dr. Plinio Casado, a estrada que faz a ligação entre Nova Iguaçu e Anchieta, Madureira e Cabuçu, entre outras em Santa Rita, Morro Agudo, etc.

Em 1945, após a abertura para o regime democrático, o prefeito se candidata a seu segundo mandato na Prefeitura de Nova Iguaçu, sendo eleito em 1946 pela coligação PTB/UDN. Nesse segundo mandato se deu a emancipação dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Nilópolis. Foi eleito novamente em 1958, assumindo seu terceiro mandato no ano seguinte e criando o Colégio Municipal Monteiro Lobato.

Arruda Negreiros faleceu no dia 21 de março de 1965, aos 80 anos.

Acesse pelo celular ou tablet:

Av_Arrunda_Negreiros

FONTE: TORRES, Genesis. Um Pouco de História: Sebastião de Arruda Negreiros. O Dia, 26/09/2015. Disponível em <http://odia.ig.com.br/odiabaixada/2015-09-26/um-pouco-de-historia-sebastiao-de-arruda-negreiros.html&gt; Acesso em 25 de abril de 2014

BATISTA, Allofs Daniel. Onze prefeitos em onze anos: o campo político iguaçuano nas páginas do correio da lavoura (1964 – 1975). Rio de Janeiro: PPGH – Unirio, 2014.

 

Anúncios